terça-feira, 31 de março de 2015

Gazeta Valeparaibana ABRIL 2015

Já está disponibilizada na WEB a edição de ABRIL  da Gazeta Valeparaibana; em REVISTA para ser lida online pelo site ou na versão em PDF para quem queira baixar e imprimir.
Aos docentes: Boas matérias para formatação de discussões em sala de aula.
Links no final da postagem.
Leia: Página 2
EDITORIAL - Divirta-se!
Autora: Genha Auga

Leia: Página 3
28 de Abril "Dia da Educação"
Para muitos Escola de qualidade passa tão somente por uma comida segura no dia.
Autora: ROSA MARIA TORRES
 
Leia: Página 4
23 de Abril "Dia Nacional do Choro"
O choro é um dos mais originais estilos de música, principalmente instrumental, cuja origem remonta o século XIX.

Leia: Página 5
01 de Abril "Aniversário Golpe de Estado de 1964"
Faço parte da geração 68, como ficou conhecida a dos estudantes libertários que viraram o Brasil e o mundo de cabeça para o ar naquele ano do século passado, contestando todas as hierarquias e estruturas de poder, sem ter ideia de onde pretendiam chegar. Sabiam o que não queriam mais, mas não se entendiam sobre o que exatamente sonhavam colocar no lugar.
Autor: Ricardo Kotscho

Leia: Página 6
18 de Abril "Dia do Amigo"
A rejeição é achar que não posso ser aceito. Também é sentir-se desprezado, desvalorizado, achar que não somos bons o suficiente e que fizemos algo errado.
Autora: Mariene Hildebrando

Leia: Página 7
PROCRASTINAÇÃO
Atualmente, ouvimos muito as pessoas reclamarem que o tempo parece que “voa” e não conseguem realizar seus intentos e cumprirem suas obrigações e, a maioria, realiza tudo que precisa na última hora e em cima do prazo.
Autora: Genha Auga

Leia: Página 8
07 de Abril "Dia Mundial da Saúde"
Então as Parapraxias, ou atos falhos, soavam como uma informação relevante, que permitia ao psicanalista mergulhar dentro da demência  e loucura do seu paciente e assim compreender profundamente o que ele estava sentindo dentro do seu mundo perceptivo imaginário.
Autor: Max Diniz Cruzeiro

Leia: Página 9
13 de Abril "Dia dos Jovens"
Todo ano, quando sai o resultado do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), que visa parametrizar o ensino em São Paulo, nos deparamos com algo que nos parece, no primeiro olhar, justo e coerente, afinal, é justo que as escolas que atingem suas metas recebam bônus pelo belo trabalho docente realizado no decorrer do ano anterior. Entretanto, fazendo uma análise fria e tendo em mente que sempre, assim como uma moeda, tem dois lados, verificamos que no caso do bônus, instituído pela Lei complementar nº 1078 de 17/12/2008 pelo ex-governador José Serra, temos duas óticas.
Autores: Ivan Claudio Guedes e Omar de Camargo

Leia: Página 10
Democracia Participativa
A democracia participativa é uma forma de exercício do poder, baseada na participação dos cidadãos nas tomadas de decisão política.
Atravessamos grande parte do século XX, acreditando que a forma Representativa era um modelo ideal para os cidadãos, que assegura a liberdade e igualdade de todos, que isso seria o verdadeiro conceito de democracia, mas passados quase cem anos, chega-se ao fim do século XX e acredita-se numa crise existente nesse modelo de Democracia.
Fonte: Portal Consciencia Política

Leia: Página 11
22 de Abril "Dia Mundial da Terra"
O físico Brian Swimme (in: O universo é um dragão verde,p.9-11), de modo pertinente, indica algumas preocupações e rumos possíveis da ciência contemporânea, bem como, aponta a necessidade de defendermos um diálogo entre as ciências da natureza e a filosofia da natureza uma vez que ambas, dentro de suas áreas, procuram compreender o mundo em sua especificidade ontológica:
Autor: Loryel Rocha

Leia: Página 12
15 de Abril "Dia da Conservação do Solo"
Por que tanto veneno?
Após as eleições de 2014, os ruralistas declararam ter 51% do Congresso Federal. É necessária uma reforma política que decrete o fim das doações eleitorais de empresas para acabar com estas verdadeiras pragas da política brasileira.
Da Redação

Leia: Página 13
09 de Abril "Dia da Biblioteca"
Biblioteca escolar: ranços e avanços
Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético.
O que são as palavras dormindo num livro?
Fonte: Educação Pública

Leia: Página 14
07 de Abril "Dia do Jornalismo"
A sociedade anda confundindo liberdade de expressão com libertinagem na expressão, esquecendo que todo direito de um indivíduo acaba quando ataca o direito de outros indivíduos
Autor: Renato Gomez

Leia: Página 15
14 de Abril "Dia Pan-americano"
Diversos autores procuram demonstrar que desde o século XVIII surgiram precursores dos ideais pan-americanos, citando-se como um dos pioneiros o Padre Alexandre de Gusmão, brasileiro que servia na corte de D. João I de Portugal, e um dos responsáveis pela elaboração do Tratado de Madri (1750).
Fonte: História Net

Leia: Página 16
Alcoutim - Nas margens do Guadiana há um «outro Algarve» para descobrir
Fonte: Portal Conheça Portugal


Nenhum comentário:

Postar um comentário