sábado, 31 de maio de 2014

MATÉRIAS da Edição JUNHO - 2014 - Edição 079
Gazeta Valeparaibana
EDITORIAL
“VIRADA CULTURAL”
É certo que a “Virada Cultural”,é um evento que tem papel primordial.
 No entanto, escritores, músicos, artistas e educadores que vem enfrentando dificuldades juntos, esforçando-se para fazer a diferença no cenário cultural, estão sem espaço legítimo, enquanto notórias figuras da mídia e da arte que mostram o corpo e levantam bandeiras de ostentação e vícios, demonstram suas rejeições à ordem e disciplina, fazem shows, musicas e poemas sem ao menos conjugarem um verbo corretamente, desvalorizando a própria.
Leia mais: Página 2

UM POUCO DE HISTÓRIA – Dia da Imprensa
 Desde o ano 2000 que o dia oficial da imprensa no Brasil deixou de ser 10 de setembro para assumir o 1º de junho, ou seja, amanhã a imprensa neste país faz 206 anos. Uma menina.
 Leia mais: Página 3
Fernando Pessoa
Fernando Antônio Nogueira Pessoa nasceu em 13 de junho de 1888 em Lisboa. Em 1893 morre seu pai e em 1894, seu irmão, Jorge. No ano seguinte, sua mãe casa-se com João Miguel Rosa, cônsul português em Durban, na África do Sul.
Leia mais: Página 4
O TERMO PROIBIDO
Em 22 de maio de 2014 me deparei com a seguinte notícia publicada no Caderno de esportes do jornal o Estadão por Roberta Pennafort - Agência Estado: “RIO - ATÉ 31 DE DEZEMBRO, A PALAVRA "PAGODE" PERTENCE À FIFA.
Leia mais: Página 5

José Lins do Rego
"Não gosto de trabalhar, não fumo, durmo com muitos sonos e já escrevi 11 romances. Se chove, tenho saudades do sol; se faz calor, tenho saudades da chuva. Temo os poderes de Deus, e fui devoto de Nossa Senhora da Conceição. Enfim, literato da cabeça aos pés, amigo dos meus amigos e capaz de tudo se me pisarem nos calos. Perco então a cabeça e fico ridículo. Afinal de contas, sou um homem como os outros e Deus permita que assim continue."
Leia mais: Página 6

Guimarães Rosa
 Guimarães Rosa (1908-1967) foi escritor brasileiro. O romance "Grandes Sertões: Veredas" é sua obra prima. Fez parte do 3º Tempo do Modernismo, caracterizado pelo rompimento com as técnicas tradicionais do romance.
Leia mais: Página 6

CURIOSIDADES DA IDADE MÉDIA
Se visitar o suntuoso “Palácio de Versailles” em Paris, poderá observar que não tem banheiros.
 Quem já esteve em Versailles admirou muito os jardins enormes e belos que, na época, não eram só contemplados, mas "usados" como vaso sanitário nas famosas baladas promovidas pela monarquia.
Leia mais: Página 7

Dia Mundial do Meio Ambiente
A lei federal nº. 9.433, de 08 de janeiro de 1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos com o objetivo de assegurar um precioso bem: a água, às atuais e futuras gerações, em qualidade e disponibilidade que sejam suficientes à preservação deste recurso através da utilização racional e integrada, da prevenção e da defesa dos recursos hídricos.
Leia mais: Página 8

Não vai ter copa...
Levar ao pé da letra os dizeres “não vai ter Copa”, é, no mínimo, se entregar à burrice (como diz Paulo Ghiraldelli Jr.). Não vai ter Copa se tornou um símbolo, uma figura de linguagem para externar o sentimento de culpa e revolta. Culpa por ter elegido um governo (seja Federal, Estadual ou Municipal) que não cumpriu com as suas promessas, e revolta, pelo mesmo motivo!
Leia mais: Página 9

DO MUSEU REAL AO MUSEU NACIONAL
O Museu Real foi criado pelo decreto de 6 de junho de 1818, com a finalidade de “propagar os conhecimentos e estudos das ciências naturais no Reino do Brasil, que encerra em si milhares de objetos dignos de observação e exame, e que podem ser empregados em benefício do comércio, da indústria e das artes”.
Leia mais: Página 11

Liberdade de expressão e o direito de criticar

O Ministro Celso de Mello decide no Recurso Extraordinário com Agravo 722.744 do Distrito Federal que "Jornalista tem o direito de fazer crítica impiedosa".
Leia mais: Página 2

Dia dos Namorados
Qual a origem do dia dos namorados?
 Qual seu significado?
 Segundo a versão mais conhecida a comemoração teria se originado na Roma antiga, no século III.
O imperador Cláudio II, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército.
Leia mais: Página: 13

Festas Juninas
As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã.
Leia mais: Página 14

O Tratado de Tordesilhas
O Tratado de Tordesilhas definiu as áreas de domínio dos territórios ultramarinos, entre Portugal e Espanha.
Leia mais: Página 15

Dia do Migrante
Em cada ano, precedendo o dia 20 de junho, se realiza a “Semana do Migrante”.
 Quando a celebração é de um dia só, a data se limita a ser uma efeméride vazia, como existe dia para tudo no calendário da ONU!  Mas quando se propõe uma semana, é para encarar a realidade com mais atenção, entender o que ela nos diz, e tomar as providências que ela nos sugere.
Leia mais: Página 16

Conheça... Baixe em PDF ou leia online:


sexta-feira, 30 de maio de 2014

Hoje as 20 horas
– O programa Cultura Musical Brasileira atendendo a solicitações e encerrando a Semana da África reapresenta ao vivo o nosso último programa, porém trazendo para sua abertura a orquestra afro-brasileira Obaluayê.
Esperamos vocês.
Links:
www.culturaonlinebr.org
www.radiolusofona.net

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Quinta-Feira <> Programação


Hoje 20 horas,
Programa: SAPE
Serviço de apoio ao Estudante
Participação: Psicólogos Luiz Filipe e Patrícia Pereira
Tema: O futuro dos jovens em Portugal
Logo após: Direitos da Pessoa Idosa
Tema: Acesso á Justiça
Esperamos vocês.
Links:

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Política & Cidadania

20 horas 
Hoje, no programa Política & Cidadania iremos abordar questões absolutamente pontuais já que estamos a poucos meses das eleições, tais como: O passado recente de nossa jovem e frágil democracia; roqueiros dos anos 80 e seus novos posicionamentos políticos á direita; conhecer e explicar as novas determinações mundiais, passando pelas sementes do fascismo e a sua ameaça em pleno século XXI.
Logo após: Justiça Constitucional e Cidadania aula 4
Tratando sobre o assunto: Cidadania e Mandato de Injunção.
Esperamos vocês!
Links:

terça-feira, 27 de maio de 2014

CULTURA MUSICAL BRASILEIRA

Hoje as 20 h 

O programa CULTURA MUSICAL BRASILEIRA trará a vocês, em homenagem a mãe-África.
No passado dia 25 de Maio se comemorou o dia da África e inicio da semana da África.
E assim, o Programa: Cultura Musical Brasileira não poderia deixar de prestar uma homenagem que nos reporta ás nossas raízes mais significativas se falando de musica.
Esperamos por vocês.
Links:

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Segunda-Feira <> Programação

20 horas - Programa: IPLAY
Logo após
Comemoração Semana da África
A musica nos une.
Link:
www.culturaonlinebr.org

domingo, 25 de maio de 2014

Domingo (25/05) - 20 horas - Noites de Domingo

Hoje os temas que iremos abordar são.
A Harmonia entre os tempos objetivo e subjetivo traz bem-estar;
Você carrega o mundo nas costas?
 Por que o autoconhecimento é o antídoto contra a solidão.

Iniciaremos questionando: Você percebe a passagem do tempo?
Esperamos vocês.
Links: 

HOJE - Domingo (25/05)

Links:

sábado, 24 de maio de 2014

Sábado <> Programação

Hoje 20 horas na CULTURAonline BRASIL 
Programa: Conexão Brasil
No primeiro bloco a crônica da semana, no segundo Bloco as notícias de nossa correspondente na Europa Cristina Gandara, depois as notícias da semana da ONU e para finalizar a habitual crônica de fim de programa.

A primeira cronica versará sobre o avanço da extrema direita na União Europeia e o movimento mundial que tem por finalidade desdolarizar a economia.
25 deMaio dia da África e a culturaafricana está na voz e no sangue de cada brasileiro. Brasil e África, histórias Cruzadas.
Esperamos vocês!
Links:
www.culturaonlinebr.org
www.radiolusofona.net

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Sexta-Feira <> Programação

Hoje as 20hCULTURA MUSICAL BRASILEIRA
Levando-os a mais uma viagem pela Cultura Musical Brasileira, lembrando aqui, que o termo "pagode" que está presente na linguagem musical brasileira e consequentemente inserido à CULTURA MUSICAL BRASILEIRA desde, pelo menos, o século XIX e, que absurdamente desde ontem o povo brasileiro está proibido de utilizá-lo, pois passou a ser propriedade da FIFA até 31/12/2014, hoje então nossa viagem será entre “O TERMO PROIBIDO” E O SAMBA RAÍZ, trazendo a vocês a trajetória artística do grupo Só pra contrariar, vida e trajetória artística de Almir Guineto e Jovelina Pérola Negra.
Esperamos vocês.
Links:
www.culturaonlinebr.org
www.radiolusofona.net

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Quarta-Feira <> Programação

20 horas - Programa: Política & Cidadania
HojeAs almas torturadas pela sede insaciável de riqueza balançam entre os extremos fatais, o zênite da euforia compartilhada e o nadir do medo contagioso.
Atos da administração pública e seu controle social. E para terminar a dimensão política e Institucional das responsabilidades nas sociedades Liberais, na sociedade Industrial 
e na Sociedade Moderna.
Lgo após:
Terceira aula sobre: Cidadania e Ação Popular
Links:


terça-feira, 20 de maio de 2014

Terça-Feira <> Programação

Hoje as 20h
O programa Cultura Musical Brasileira trará a vocês a vida e trajetória artística de Frejat; Kika Carvalho e Marina Lima.
Esperamos por vocês!

Links de acesso:
www.culturaonlinebr.org
www.radiolusofona.net

domingo, 18 de maio de 2014

Domingo na CULTURAonline BRASIL

20 horas > Programa: Noites de Domingo
Hoje o tema será:
Expectativas; Atitudes; Capacidade
Logo após: Programa: Final de Noite. 
Boa música para nossa semana começar bem feliz.
Vamos nessa?
Até lá!

Links:
www.culturaonlinebr.org
www.radiolusofona.net

DOMINGO na CULTURAonline BRASIL

HOJE 18 horas na CULTURAonline BRASIL
Além da pauta do programa, uma abordagem sobre o tema:
Professores e Greve. Uma alternativa de valorização.
Marquem os links:
www.culturaonlinebr.org

www.radiolusofona.net

sábado, 17 de maio de 2014

Sábado <> Programação

20 horas > CONEXÃO BRASIL
Além das notícias habituais traremos duas crônicas análise.
A primeira sobre o avanço da extrema direita na União Europeia e suas consequências.
A segunda o mercado internacional de alimentos e os transgênicos.
E como não podia deixar de ser, para terminarmos um pouco menos apreensivos, a boa música se fará presente e, hoje, será a vez de Mariza. 
Uma boa voz interpretando a música Portuguesa.
Esperamos vocês.
Até lá.
Links:
www.culturaonlinebr.org
www.radiolusofona.net

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Sexta-Feira <> Bom final de semana a todos


Hoje 20h 
Programa: Cultura Musical Brasileira trará a vocês a trajetória de Mariene de Castro; Danilo de Brito e Jamelão.
Um passeio entre o samba de roda, o choro e samba romântico, porque hoje é sexta-feira!
Esperamos vocês! 
Até lá!
http://www.culturaonlinebr.org/
http://www.radiolusofona.net/

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Quarta-Feira - Política & Cidadania

Olá bom dia,
Nunca se falou tanto em opções democráticas para o mundo, como nas últimas décadas. Inconstâncias e incertezas sobre o modelo neocolonial capitalista fazem com que se inventem um monte de sobrenomes para Democracia.
Realmente o Sistema de Democracia Representativa se tem mostrado falho e incapaz de resolver as questões sociais que o mundo no século XXI da era Cristã persegue.
Assim, no programa Política & Cidadania de hoje iremos abordar a Democracia em um Estado Democrático de Direito.
Falaremos também, dada a pontualidade do assunto (13 de Maio), sobre as novas formas de escravidão e a falácia da Lei Áurea. As novas Senzalas.  As periferias, o povo e as corporações.
Esperamos vocês!
Links:

terça-feira, 13 de maio de 2014

Tarça- Feira <> Cultura Musical Brasileira

Hoje as 20 h – Programa Cultura Musical Brasileira lhes apresentará a vida e obra de Belchior, Bidu Sayão e Lulu Santos.
Não percam esse passeio entre a MPB e a música lírica.
Esperamos por vocês.
Até lá!
LINKS
http://www.culturaonlinebr.org/
http://www.radiolusofona.net/

sábado, 10 de maio de 2014

Sábado <> Programação

Conexão Brasil... Um programa, do BRASIL para o MUNDO.
Um programa editado e apresentado por Filipe de Sousa
O Brasil Conectado com a Latinidade, a Lusofonia e a Africanidade!

Um programa que lhes trás as principais notícias do Brasil e do Mundo.
Notícias que não foram notícia nas mídias convencionais. Mas importantes.
Colaboram nesta edição a nossa correspondente na Europa
Cristina Ferreira Gandara, a Rádio ONU e a BBC de Londres.

No primeiro bloco a crônica da semana, no segundo Bloco as notícias de nossa correspondente na Europa Cristina Gandara, depois as notícias da semana da ONU e para finalizar a crônica da despedida.


Como musica de nossos intervalos musicais traremos DUDU NOBRE – e para após o programa, no programa Noites Lusófonas traremos Amália Rodrigues com o seu show Coração Independe. 
Links de acesso:

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sexta-Feira na CULTURAonline BRASIL

Programa: 
CULTURA MUSICAL BRASILEIRA
Apresentaçao: Matilda Machado
Hoje as 20h a Rádio Culturaonline Brasil estará prestando sua homenagem a Jair Rodrigues e trazendo também a vocês a vida e trajetória artística de Beth Carvalho.
Esperamos vocês!
Até lá!
www.culturaonlinebr.org

www.radiolusofona.net

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Politica & Cidadania

Bom tarde amigos. 

Sim a Internet nos permite a livre expressão de pensamento e a mundializaçao de nossas ideias. E a nossa Constituição Federal de 88 nos garante isso.
No entanto, devemos ter muito cuidado com o que produzimos e sobre tudo o que compartilhamos. Tivemos recentemente alguns exemplos onde destaco o linxamento daquela moça no Guarujá. Mas, não é sobre isso que vos quero falar.
Quero vos falar sobre essa onda de o "NÃO VAI TER COPA".
Realmente teríamos outras necessidades muito mais urgentes.
Realmente houve superfaturamento de obras. No entanto, esse superfaturamento acompanhado de desvios de verbas são coisas pontuais no nosso Brasil em todas as obras e ações dos Governos, Municipais, Estaduais e Federais e é contra isso que devemos nos indignar.
O perigo está na utilização desse Evento politicamente desviando o foco principal que é a nossa frágil democracia querendo nos fazer crer que são fatos novos, quando na realidade são fatos bem antigos e pontuais.
Como todos devem saber existem forças poderosas que forçam a situação do quanto pior melhor para que no caos se possam instalar e que contam com as mídias para a preparação psicológica do povo. E outras que pela fragilidade política fazem que pensam em mudar alguma coisa mas, na realidade mudam tudo de forma a que tudo continue absolutamente igual.
Hoje, no programa "Política & Cidadania" irei passear pela história para que possamos através dela, reconhecer o presente e prever o futuro.
Para aqueles que não puderem me ouvir recomendo muita calma e sobretudo lucidez para o fato que nada mudará se o cidadão não mudar e como essa mudança no cidadão se dá com o tempo e a disposição de lhes colocar meios para que possa mudar, através da educação, não temos outra alternativa que não seja a revisão dos nossos códigos e da forma de fazer política, afim de que a pressão do Eleitor seja maior e não seja somente utilizado como manobra ao votar.
Estamos fazendo de nossas Instituições Políticas, torcidas de futebol, onde o oba oba se faz presente e isso, só traz mais confusão e em nada ajudará na mudança da forma de administrar nosso País.
Se me leu até aqui, então você está interessado em mudanças e não em continuidade e oba oba. Parbéns!
Nos encontramos mais tarde..
20 horas, na CULTURAonline BRASIL.

Links: 
www.culturaonlinebr.org
www.radiolusofona.net

terça-feira, 6 de maio de 2014

CULTURA MUSICAL BRASILEIRA

HOJE 20 h Cultura Musical Brasileira, em comemoração ao Dia do Sertanejo traremos a você a história da música sertaneja no Brasil e o seu melhor.
Não percam!
Esperamos vocês!


Links:
www.culturaonlinebr.org

www.radiolusofona.net
 


Conheça a página do programa no Facebook e fique por dentro.
https://www.facebook.com/groups/240053769513457/

domingo, 4 de maio de 2014

Domingo na CULTURAonline BRASIL

HOJE > 20 horas
Programa: Noites de Domingo 
Nestes tempos em que se olharmos o noticiário sobre o que acontece, no dia a dia, nos sentimos sobrecarregados e desolados; há muitos que sentem um vazio, faltas: Família, de amor, de apoio, solidão no meio da confusão... Enfim, não generalizo. Mas vou falar um pouco sobre isso e a felcicidade em pleno século XXI.
Espero vocês para um bom papo com boa música.
Até lá! 20 horas.
Links:
www.culturaonlinebr.org
www.radiolusofona.net

Domingo

O insucesso escolar constitui, em qualquer dos casos, uma pecha profundamente inquietante no plano moral, humano e social; é, muitas vezes, gerador de situações de exclusão que marcam os jovens para
toda a vida.
Que você acha disso? Está no relatório de Jacques Delors para UNESCO
Vamos discutir juntos? 

Hoje às 18 horas no Programa E agora José . 
Não percam.


Links:

www.culturaonlinebr.org
www.radiolusofona.net

sábado, 3 de maio de 2014

Sábado <> Programação

20 horas
Um programa, do BRASIL para o MUNDO.
Um programa editado e apresentado por Filipe de Sousa
O Brasil Conectado com a Latinidade, a Lusofonia e a Africanidade!

Um programa que lhes trás as principais notícias do Brasil e do Mundo.
Notícias que não foram notícia nas mídias convencionais. Mas importantes.
Colaboram nesta edição a nossa correspondente na Europa
Cristina Ferreira Gandara, a Rádio ONU e a BBC de Londres.

No primeiro bloco a crônica da semana, no segundo Bloco as notícias de nossa correspondente na Europa, depois as notícias da semana da ONU e para finalizar a crônica da despedida.


Como musica de nossos intervalos musicais traremos Zeca Afonso – Cantigas de Maio e para após o programa, no programa Noites Lusófonas traremos o Conjunto Brasileiro Legião Urbana. 
Links:

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Sexta-Feira <> Programação

HOJE AS 20 HS 
CULTURA MUSICAL BRASILEIRA
Trazendo a vocês a história de quem nos deixou saudades na história no samba: Ataulfo Alves; Noel Rosa e Dorival Caymmi
Esperamos vocês! 
Até lá!
www.culturaonline.org.br
www.radiolusofona.net

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Quinta-Feira <> Programação

Hoje no programa SAPE alunos, professores e os psicólogos Luis Filipe, Patricia Pereira e Sasndra Alves falam sobre "Relações Interpessoais", esclarecendo dúvidas e discorrendo sobre o tema.
Um tema muito pontual na atualidade na vida de nossos Adolescentes e Jovens.
A SEGUIR teremos a Quinta e última Aula sobre Direito do Consumidor;
LOGO após: Ivete Sangalo paraanimar nossa noite!

Esperamos vocês amigos ouvintes e seguidores.
Todos pela Educação.
Links:
www.culturaonlinebr.org
www.radiolusofona.net