quarta-feira, 30 de novembro de 2011

HOJE - Quarta-Feira 30/11

20h - Na Estrada com Anna Mel
22h - Ponto Final com Filipe de Sousa
          Esperamos vocês amigos ouvintes e seguidores.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Uma internet de boa convivência

Para que serve a "Netiqueta" ?

Mesmo antes das cidades e das sociedades urbanas como as conhecemos hoje, já existiam normas que guiavam a boa convivência entre os seres humanos. Sem um acordo sobre regras básicas de convivência, não seriam possíveis a civilização e as cidades.
Com muito esforço de várias gerações, o Brasil é hoje um Estado democrático de Direito, no qual todos os cidadãos têm garantidos pela Constituição os Direitos Humanos fundamentais. Sabemos que a Constituição no papel é uma base fundamental da democracia, mas é preciso praticar e exigir o cumprimento progressivo de tudo o que está previsto como direito.
Na prática, depende de cada um de nós sermos educados para respeitar uns aos outros e estabelecer relações sociais pacíficas. Na Internet, não pode ser diferente. Se não fizermos esforço para ter uma convivência legal, ela pode se tornar um lugar demasiamente perigoso ou desagradável.
O que chamamos de Netiqueta nada mais é que o conjunto de normas de conduta usadas no cotidiano para conduzir melhor as relações humanas na Internet, tendo em vista o respeito aos direitos e aos deveres de cada um com suas diferenças. Não confunda Netiqueta com aquelas regras de boas maneiras para ser mais chique ou esnobe. Estas têm apenas como objetivo fazer alguém parecer mais rico ou mais importante do que as outras pessoas, e isso não é legal.
Netiqueta é para quem deseja que a Internet continue sendo um lugar legal para encontrar pessoas, trocar ideias, músicas e vídeos com o mínimo de violência e perigo. Temos desenvolvido nossas relações sociais no ambiente da Internet, por isso são necessárias outras regras de convívio e de comunicação para assegurar a boa convivência na rede, esse é o objetivo da "Netiqueta".

Seja educado e cordial também na Internet

Como a Internet e a comunicação dentro do ambiente virtual ainda são fatos relativamente novos, as regras de comportamento estão sendo construídas aos poucos por todos os internautas. Mesmo assim, já podemos arriscar a fazer uma lista de normas básicas no ambiente virtual que já valem para muitos internautas que conversam por Chat, E-mail ou Comunicador Instantâneo.
Abaixo algumas sugestões de netiquetas que podem contribuir para o uso educado e seguro da Internet:
  • Cumprimente as pessoas com as quais vai conversar. Nunca é demais um Bom dia;
  • Utilize poucos emoticons, tanto em salas de bate-papo quanto nos e-mails. Eles são úteis para expressar emoções e dar uma ideia de expressão facial e tom de voz; entretanto, podem poluir e dificultar a comunicação;
  • Evite utilizar letras maiúsculas para expressar sentimentos, conversar ou passar e-mails: letras maiúsculas no ambiente virtual significam falar alto ou gritar com o correspondente e isso pode ser mal interpretado;
  • Evite gírias pesadas e palavrões;
  • Evite mensagem pública e recados: se você precisa se dirigir à determinada pessoa, faça isso diretamente na conta de e-mail pessoal dela;
  • Evite encaminhar e-mails para todos os contatos. Nunca pratique spam;
  • Não abra e-mail de desconhecidos, estes podem conter vírus que, além de prejudicar seu equipamento, podem roubar senhas pessoais e causar grande prejuízo;
  • Não deixe ninguém esperando por resposta em chats. É sempre legal ser educado e atencioso;
  • Se quiser interromper a conversa, avise e se despeça antes de desligar;
  • Não envie aquilo que você não gostaria de receber;
  • Sempre informe o assunto da mensagem de forma clara e específica, no caso dos e-mails;
  • Faça a verificação gramatical e ortográfica de seu texto. É desagradável receber mensagens cheias de erros ou sem pontuação correta;
  • Não envie mensagens com exagero de caracteres de deslocamento de texto, no lado esquerdo (>). Isto torna a leitura difícil, e cada vez que um usuário re-envia ou responde um e-mail, o texto vai sendo deslocado, provocando um acúmulo de caracteres simbolizados por ">".
  • Evite enviar arquivos grandes sem prévio conhecimento do correspondente. Isso pode levá-lo a exceder o espaço disponível da conta, dificultando o recebimento de outros e-mails;
  • Nunca encaminhe e-mails com a listagem de remetentes anteriores. Além de ser desagradável, os e-mails podem parar nas mãos mal intencionadas. Por isso, envie seus e-mails com CCO (Com Cópia Oculta), assim nenhum endereço fica aparente. Pense bem: você distribui na rua sua caderneta de contatos telefônicos? Por que fará com seus contatos de email?;
  • Não passe adiante correntes, simpatias e boatos. Use seu senso crítico, não acredite em tudo que você recebe via e-mail, delete;
  • Em sites de relacionamento (como Orkut, MySpace, Facebook, Hi5, entre outros), não divulgue seus dados pessoais, pois o mais inocente dos dados (e-mail pessoal, escola em que estuda, lugares que frequenta) pode servir como base de investigação para pessoas mal intencionadas descobrirem dados mais importantes e utilizá-los em chantagens para te prejudicar;
  • Quando criar um blog ou um site, preze pela acessibilidade de todos usuários da Internet. Existem recursos que, quando implementados, proporcionam a navegação para mais internautas, promovendo a inclusão digital.

domingo, 27 de novembro de 2011

Psique - Segunda às 20h00

 
Como estão meus queridos amigos? Espero que tenham tido uma semana muito boa. Com lutas, mas cheia de vitórias. Alguém já disse que não há vitórias sem lutas.
Por falar em lutas, amanhã estaremos refletindo sobre Atena, conhecida como a deusa da sabedoria, justiça e da guerra justa.

Há diversas versões sobre como Atena nasceu, estarei utilizando a que ela foi gerada da cabeça de Zeus, nasceu grande, linda e pronta para batalha.
Quero repetir duas perguntas da semana passada, pois estas podem ser aplicadas em todos os mitos e auxiliar nossa reflexão:

O que será que este mito tem para nos ensinar?
Há algo de relevante neste mito para os dias de hoje?

Queridos leitores e ouvintes sugiro a leitura deste mito, e após invistam tempo na reflexão deste, tendo como norte as perguntas acima.

Atena foi uma deusa que auxiliava nas decisões difíceis, nas demandas e litígios de extrema complexidade. A guerra para ela sempre foi o último recurso, muito diferente do deus bélico Ares, que tinha como prazer a guerra e o sangue.

Vamos conhecer o motivo desta deusa ter nascido da cabeça do pai e o que isto quer dizer, e outras coisas como a coruja que está associada a ela e a cabeça da Medusa ligada a sua égide.  
Estes são alguns questionamentos e curiosidades que estaremos refletindo no programa de segunda feira.

Atena tinha um irmão Apolo, no templo dedicado a ele estava escrito na porta de entrada: “Conhece-te a ti mesmo” – acredito que esta frase nos auxiliará muito na compreensão e aplicação do mito desta semana.

Espero todos na segunda às 20h00

Samuel Oliveira

sábado, 26 de novembro de 2011

Olá amigos

Ontem foi um dia tumultuado em virtude de alguns probleminhas que para nós são grandes:
1 - Tivemos problemas com o servidor de hospedagem do site da Gazeta Valeparaibana que desestabilizou todo o sistema de transmissão de nossa rádio web.
2 - Isso levou á interrupção também do programa "A 5ª. Melhor Idade" apresentado por Anna Mel e á não retransmissão do programa ALESTE da Zona Leste, apresentado por Filipe de Sousa.
Pedimos desculpa a todos os nossos fiéis ouvintes mas, informamos que a partir da madrugada deste Sábado, tudo foi resolvido e assim, a nossa programação de Final de Semana, será cumprida.

PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO:
20:00h - EDUCAR - Uma janela para o mundo apresentado por Filipe de Sousa
22:00h - ESPECIAL - Sábado com Fernanda Porto
DOMINGO:
18:00h - E AGORA JOSÉ? - com Ivan C. Guedes e Omar de Camargo
20:00h - SER FELIZ - com Filipe de Sousa
22:00h - FIM DE NOITE - Grandes Orquestras
Prestigiem-nos!
- Uma rádio 100% Brasil cuja finalidade é lutarmos por um mundo melhor.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

HOJE É DIA DA QUINTA MELHOR IDADE

                LINDOS TEMAS
               NÃO PERCAM
ANNA MEL ESPERA POR VOCÊS
            DAS 20HS AS 22HS

HOJE - Sexta-Feira - 25/11

20h - A 5ª.MELHOR IDADE - com Anna Mel
             Um divulgador do projeto social Melhor Idade da OSCIP Formiguinhas do Vale
22h - ALESTE da Zona Leste - com Filipe de Sousa
             Um programa da Associação Amigos da Zona Leste de São José dos Campos,
             Na defesa de nossos direitos, sem favores...

Esperamos você amigo ouvinte e seguidor.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

HOJE - QUINTA-FEIRA - 24/11

20h  - NOVOS AUTORES - A Poesia e os Novos Autores
              Concurso Literário "Palavras na primavera"

22h - RAÍZES & MATRIZES com Filipe de Sousa
               200 anos de Domingos Gonçalves de Magalhães
               ESPANHA Mudanças...Valores Sociais se priorizando...
               Revolta popular do Egito a New Yorq
               Notícias Lusófonas

Esperamos você amigo e fiel ouvinte!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

HOJE - 4ª. FEIRA - 23/11

20h - NA ESTRADA com Anna Mel.
22h - PONTO FINAL com Filipe de Sousa
         Existem 2 grandes correntes que discursam sobre a formação do Estado brasileiro (porque o Brasil é o que é hoje?). Uma começa com Tavares bastos e outra termina no sociólogo Fernando Henrique Cardoso, um dos nossos ex-presidentes... Vamos falar sobre isso e sobre BANCOCRACIA? 

domingo, 20 de novembro de 2011

Psique - Segunda às 20h00

Como passaram a semana amigos? Meu desejo é que tenham passado uma semana maravilhosa com muita saúde e que olhando para os dias que se foram tenham ótimas lembranças.

Falando em lembranças, amanhã estaremos refletindo sobre o mito de Mnemósine, conhecida como a deusa da memória.
O que será que este mito tem a nos ensinar?

Há algo de relevante neste mito para os dias de hoje?
Será que o papel da memória é simplesmente reconhecer conteúdos passados?

Será que é através da memória que temos a condição de reconhecer o que é novo?
Que importância é esta que os gregos davam para o passado?

Estas são algumas perguntas que procuraremos responder no programa de segunda feira, ao mesmo tempo em que servirá como o norte de nossa reflexão.

Há algo de profundo neste mito, pois caso contrário os gregos não teriam pensado em uma deusa que tivesse a responsabilidade de nos fazer relembrar.
Um dia alguém disse pela primeira vez: “Recordar é viver...” vejamos a importância desta frase amanhã.

Espero todos na segunda às 20h00

Samuel Oliveira

Submundo e Transcendência

Código de Ética - com Diógenes Fuerte - Terça-Feira às 20h

É tempo de refletirmos e transcendermos. Comemos mas não nos alimentamos, cheiramos mas não sentimos o odor, vemos mas não enxergamos e ainda ouvimos mas não escutamos. Temos tempo mas não temos disponibilidade para refletir e por isso nos tornamos menos humanos, mais insensíveis e incapazes de sentirmos e ouvirmos o clamor alheio.
Em nosso próximo programa dia 22/11/2011 trataremos sobre um submundo que muitos nós vimos diariamente, porém achamos que não existe e sobre a importância de transcendermos e sermos solidários a fim de nos libertarmos do individualismo e pensarmos em um mundo melhor e mais humano.
Conto com vocês! Um grande abraço!

sábado, 19 de novembro de 2011

ESPECIAL Dia Internacional da Criança

DOMINGO ESPECIAL 20/11 na CULTURAonline

09h - ESPECIAL Dia Internacional da Criança
         Das 09 ás 18h - CULTURAonline e UNICEF - Por um mundo melhor 
18h - E AGORA JOSÉ? com Ivan C. Guedes e Omar de Camargo
         O que foi notícia da Educação na semana.
20h - SER FELIZ com Filipe de Sousa
          Uma história - Um caminho
Bom e Feliz Domingo para todos.

HOJE - Sábadao - 19/11

 CULTURAonline
20h - EDUCAR - Uma janela para o mundo com Filipe de Sousa
         - Globalização e desemprego
         - A mente humana
         - Qualidade de nossas Faculdades
22h - ESPECIAL Fim de noite com Rio Negro e Solimões (maiores sucessos)
         - Reverenciando nossa boa musica, nossas culturas e nossas tradições
Esperamos vocês. Até lá

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

HOJE - Sexta-Feira - 18/11

20h - A 5ª. Melhor Idade - com Anna Mel
          Este programa será um divulgador e incentivador do projeto Melhor Idade da OSCIP 
          Formiguinhas do Vale. ESTREIA. Não percam!
22h - ALESTE da Zona Leste - com Filipe de Sousa
         Associação Amigos da Zona Leste de São José dos Campos

Esperamos você amigo ouvinte. Até lá

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

HOJE - Quinta-Feira 17/11

20h - NOVOS AUTORES Noite de Poesias com Anna Mel
         Concurso Literário - fiquem atentos (as)
         Link para as normas do concurso:Novos Autores
22h - RAÍZES & MATRIZES o programa Lusófono do projeto Formiguinhas do Vale
         Apresentado por Filipe de Sousa
Esperamos vocês amigos (as)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

HOJE...

A QUINTA MELHOR IDADE

Um programa especialmente formatado para os jovens de todas as idades.
A Quinta Melhor idade” O novo programa da CULTURAonline
Este programa tem a produção da Rede Vale Comunicações, e é um divulgador do projeto social da OSCIP Formiguinhas do Vale “Melhor Idade”, tendo a responsabilidade editorial de jornalista Filipe de Sousa e locução de:
Anna Mel.
NÃO PERCA
TODAS AS SEXTAS-FEIRAS ás 20 ás 22:00h na AQUI na Culturaonline

terça-feira, 15 de novembro de 2011

QUARTA-FEIRA - 16-11-2011

20h - Na estrada com Anna Mel
22h - Ponto Final - com Filipe de Sousa
          Falaremos sobre:  As verdades que a mídia convencional esconde
                                        Risco de quebra generalizada na banca Norte Americana
                                        O descontentamento das populações com a crise mundial
                                        E muito mais...
Esperamos vocês.

Quarta com Anna Mel

Código de Ética - Por que as crianças não aprendem?

Atualmente com a política de resultados o que mais se espera é que todas as crianças aprendam a ler e a escrever com alta proficiência. O próprio Governo Federal lançou a meta de que toda a criança esteja alfabetizada até os oito anos de idade. Sendo assim, por que as crianças atualmente não estão aprendendo? Será a qualidade da formação dos educadores, as infinitas deficiências que tem acometido a humanidade ou ainda que as crianças perderam o interesse pela escola?
No programa desta terça-feira 15/11 vamos debater um pouco sobre isso e desde já convidamos vocês para participarem do nosso próximo programa dia 22/11 que vai tratar sobre *    Submundo e transcendência – compreendendo o outro lado.
Contamos com vocês, todas as terças as 20h - com Diógenes Fuerte

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Psique - Segunda - 14/11 - às 20h00

Como passaram a semana amigos? 
Desejo que tenham passado muito bem.
Há alguns que estão despreocupados, pois só voltarão a trabalhar na Quarta feira, descansando um pouco mais e talvez colocando em ordem algumas bagunças.

Amanhã estaremos refletindo sobre o mito de Asclépio ou Esculápio, este é conhecido como o herói-deus da medicina. Ele é filho de Apolo e foi criado por um centauro chamado Quiron.

Asclépio foi muito venerado em várias regiões da Grécia, dizem alguns que Hipócrates, o Pai da medicina, aprendeu a arte da cura com ele ou alguns de seus discípulos. Há uma narrativa antiga que relata que Asclépio viveu realmente perto de 1.200 a.C.

 Desejo refletir junto com os ouvintes de que tipo de cura fala este mito?
Quiron é um centauro imortal e possui o conhecimento da cura das enfermidades, mas possui uma ferida que nunca foi curada, qual o motivo?

Há algum significado o fato de Asclépio ser filho de Apolo e ter sido criado por Quiron?
No momento que estamos vivendo, será que este mito tem algo a nos ensinar?

Espero todos segunda às 20h00

Samuel Oliveira

sábado, 12 de novembro de 2011

DOMINGO - 13/11/2011

18h - E agora José? com o Professor Ivan Cláudio Guedes
          Analisando as principais notícias da semana sobre educação
20h - SER FELIZ com Filipe de Sousa - Neste programa iremos falar sobre:
          1 - O que é o tempo?
          2 - Quais os tipos de tempo?
          3 - Qual o nosso tempo?
Até lá. 
Esperamos você amigo ouvinte e seguidor.

Porque HOJE é Sábado - 12/11

20h - EDUCAR - Um a janela para o mundo, com Filipe de Sousa
          A educação e a história de mãos dadas com a evolução.
22h - Um barzinho e um violão - Especial de Sábado

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

HOJE - Sexta-Feira - 11/11/11 - Uma data especial

Hoje estamos perante uma combinação de dia, mês e ano que somente coincidirá novamente daqui a cem anos. Uma data especial.
Programação:
20h - Os anjos e você - com apresentação de Anna Mel
22h - ALESTE da zona Leste - Um programa da Associação Amigos da Zona Leste de São José dos Campos, com apresentação de Filipe de Sousa
Esperamos vocês.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

HOJE - Quinta-Feira - 10/11

20h - NOVOS AUTORES Noite de poesias - com Anna Mel
          Participe do Concurso Literário "Palavras na Primavera"
22h - RAÍZES & MATRIZES o programa Lusófono da OSCIP Formiguinhas do Vale
         Apresentado por Filipe de Sousa falará sobre: Nossa Pátria Lusófona

terça-feira, 8 de novembro de 2011

QUARTA-FEIRA 09/11 - Programação

20h - NA ESTRADA com Anna Mel
        - Viaje com Anna Mel - Caminhos e dicas importantes
22h - PONTO FINAL com Filipe de Sousa
         No programa de hoje vamos abordar:
         - Crônica:  7 bilhões no mundo sobrevivendo e subservientes;
         - Consumo crescente é principal preocupação;
         - Um desafio a superar sobre a extrema pobreza;
         - Rio de Janeiro fortalecendo a Campanha Internacional contra as Milicias;
         - Corruptos temos e conhecemos. E os Corruptores?

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

TERÇA FEIRA - 08/11

20h - Código de ética - com o Prof. Diógenes Fuerte


A partir do dia 06 de Dezembro e todas as Terças Feiras, das 22 ás 24h, não percam "Cidadania e Espiritualidade", com Nélson Borges, economista e administrador de empresas e Rosana Borges, Psicóloga com especialização em Psicologia da Educação.


A rádio web CULTURAonline dá as boas vindas a estes novos voluntários e colaboradores da OSCIP Formiguinhas do Vale.

Psique - Segunda 07/11 - às 20h00

Como passaram a semana amigos? Desejo que tenham passado muito bem, mesmo com as dificuldades que o cotidiano nos proporciona. Inspirado no mito da semana passada – quero acreditar que laçaram mão do fogo sagrado que Prometeu nos proporcionou – a inteligência e a sabedoria para darem conta destas dificuldades.
Na segunda feira estaremos refletindo sobre o mito de Pandora, que vem a ser o desdobramento do mito de Prometeu.
Não se preocupe, entenderá este mito mesmo não tendo ouvido o anterior.
Pandora é a primeira mulher, foi obra de Hefesto, a mando de Zeus. Recebeu dom de todos os deuses do Olimpo, ganhou um presente que jamais deveria ser aberto.
Pandora descumpriu a ordem ou não?
Qual foi o resultado de sua ação?
O que este mito tem a nos dizer?
Há alguma aplicação para o dia e hoje?
Estaremos refletindo juntos sobre estas e outras questões, na busca pelo autoconhecimento.
Espero todos segunda às 20h00

domingo, 6 de novembro de 2011

FIM de SEMANA na CULTURAonline

SÁBADO    05/11
20:00h - EDUCAR - Uma janela para o mundo com Filipe de Sousa
DOMINGO 06/11
18:00h - E AGORA JOSÉ? com Ivan Guedes e Omar de Camargo
20:00h - SER FELIZ com Filipe de Sousa
22:00h - ESPECIAL fim de noite
              Um barzinho e um violão
Bom final de semana a todos.
Esperamos vocês.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

HOJE - Sexta-Feira 04/11

20h - OS ANJOS E VOCÊ com Anna Mel
         Mensagens e auto-ajuda
22h - ALESTE da Zona Leste com Filipe de Sousa
         Um programa da Associação Amigos da Zona Leste de São José dos Campos

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ser um voluntário

Refletir sobre o que é ser voluntário exige a compreensão do papel do "eu" e do "nós" na sociedade. Ou seja, exige questionar: qual é o nosso papel social?
Ser voluntário é saber compartilhar o que temos de mais precioso: amor, felicidade, sabedoria, conhecimento, tempo e humildade. 
O voluntariado, então, pressupõe o compartilhar, e não o descartar as sobras do cotidiano. 
No momento em que nos predispomos a compartilhar o que temos de melhor com as pessoas, é possível, então, dizer que somos voluntários.
Ser voluntário então também se pressupõe a disponibilidade de dar sem esperar receber.
Obrigado a todos os que disponibilizam um pouco de seu tempo e seu conhecimento para servir ao próximo. O Brasil precisa ser maior.
Filipe de Sousa

Ética e boa educação

Nas normas da rádio cultura on line, se inclui a competência, a ética e o respeito para com o ouvinte.
Não precisamos ser robôs. 
Nós, educadores e professores, devemos preservar os bons modos, a gentileza e a educação. Infelizmente, vemos alguns poucos, fora do contexto que fazem da onda modernista do deboche seu discurso, com palavrões e comportamentos que em nada dignificam sua condição de professores e educadores. 
Ser atual ou moderno não significa ser vulgar.
Filipe de Sousa

Frase do dia

  1. Muitas vezes é melhor viver errando, pois isso é quase sempre sinônimo de quem tenta fazer. A grande formação é derivada da quantidade e valorização diante dos obstáculos desafiados, enfrentados e que persistentemente poderão ser superados e vencidos.

HOJE - Quinta-Feira 03/11

20h - Anna Mel com o programa NOVOS AUTORES
         Literatura poética a serviço dos novos autores
22h - Filipe de Sousa apresenta RAÍZES & MATRIZES
         Um programa de divulgação do Projeto Lusófono Formiguinhas do Vale

* Esperamos vocês e desde já agradecemos Vossa Audiência.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

CONCURSO LITERÁRIO - Palavras na primavera

Participem!

Premiações:      1º. Classificado um troféu original e diferente
                          2º. Classificado uma placa de referência
                          3º. Classificado uma placa de referência

Faça sua inscrição: Formulário

Comum a todos os participantes selecionados:Publicação de suas obras na página do Jornal Mensal Gazeta Valeparaibana na secção específica "Novos Autores".

Conheça as regras:NOVOS AUTORES

 

HOJE - Quarta-Feira 02/11

20h - NA ESTRADA com Anna Mel
          Uma viagem emocionante
22h - PONTO FINAL com Filipe de Sousa
          Globalização e Boçalidade... E eu com isso?

Esperamos vocês ! Até lá.