sexta-feira, 30 de setembro de 2011

HOJE - 30 de Setembro não percam

18h - Raízes & Matrizes - Notícias e comentários do mundo Lusófono - com Filipe de Sousa
20h - Os Anjos e você - com Anna Mel - Auto ajuda e muita paz
Esperamos você amigo ouvinte.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Programa E agora José

Nesse domingo dia 02/10/11 às 18 horas falaremos de como anda a educação em termos de salários pelo Brasil. 
A greve em Minas  terminou, porém.....
No Ceará o confronto com os policiais deixa feridos.
Oito estados estão pagando abaixo do piso estabelecido em lei federal.
Seis estados em greve.

PROGRAMA NOVOS AUTORES...NOITE DE POESIAS


NÃO PERCAM ....NOITE DE POESIAS
TODAS AS Quintas-Feiras
 COM ANNA MEL...DAS 20HS AS 22HS
 APRESENTANDO TRABALHOS
  DE NOVOS AUTORES.
 ATÉ LÁ......ANNA MEL

HOJE (29 Setembro) na CULTURAonline

18hora - "A Leste da Zona Leste" com Filipe de Sousa
20hora - "Novos Autores" com Anna Mel
CULTURAonline 100% Brasil
Esperamos você caro ouvinte

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PONTO FINAL - 27 (Terça Feira) ás 18 horas

"Na terra onde vivemos, há apenas seres humanos e animais e uns e outros são submetidos a leis naturais intransponíveis.  No mundo das Mil e Uma Noites há seres ora visíveis, ora invisíveis, possuindo, nos dois casos, poderes ilimitados, livres de qualquer lei" 
Espero vocês amigos.
Até

sábado, 24 de setembro de 2011

PROGRAMA OS ANJOS E VOCÊ

Queridos ouvintes da Rádio CULTURAonline

Os interessados em ler o texto sobre o recado do anjo Uriel lido no programa de sexta feira
 dia 23/09/2011, queiram por favor entrar neste meu blog que encontrarão la o texto completo. 
************
Neste outro blog, encontrarão minhas poesias com arte grafica feitas por mim.

Espero por seus comentários 
  Anna Mel

Programa Psique - Segunda dia 26 Setembro ás 20h00

No Próximo programa estarei narrando o Mito de Édipo.
Há diversas interpretações possíveis deste mito, mas meu principal objetivo e refletir sobre o relacionamento familiar: as dificuldades e saídas que podemos pensar partindo deste texto lindíssimo, mesmo sendo muito trágico.
Estaremos abordando alguns assuntos como: a diferença e a semelhança entre eu e meus Pais, fuga de meu destino, reconfigurar meu passado, a cegueira capaz de revelar o obscuro.
Espero todos na próxima segunda feira às 20hOO.
Até lá
Samuel C Oliveira

CULTURAonline - História

Em 28 de Dezembro de 2010 nascia, na cidade de São José dos Campos (SP), a rádio que nos meses seguintes se consolidaria como parte da vida dos professores, mestres e admiradores da cultura brasileira e como uma das mais importantes emissoras de Rádio WEB do país em Cultura e Educação.
A rádio WEB CULTURAonline é uma das divulgadoras dos projetos da OSCIP “Formiguinhas do Vale”, uma Associação sem fins lucrativos e que tem sua sede social na cidade de São José dos Campos – SP – Brasil.
Mas em pouco tempo ganhou novos e marcantes nomes e slogans:
A rádio educação do Brasil, CULTURAonline 100% Brasil  e CULTURAonline livre, isto por iniciativas criacionistas de nossos admiradores e ouvintes.
Com este nome CULTURAonline Brasil, a rádio seguiu fazendo história, ganhando mais e mais ouvintes, adeptos e espaço na web mundial, na cidade, no Cone Leste Paulista, chegando agora com novo estúdio até mais perto da Capital do Estado, a cidade de Guarulhos, uma das mais importantes economicamente do Estado de São Paulo e,  o segredo desse sucesso é simples:
• Tocar o melhor da música brasileira e de raiz;
• Ter uma programação onde a Educação, a Ética e a Cidadania são normas e objetivos, expostas de uma forma aberta e livre sendo analisadas e discutidas;
• Ter um Editor e Diretor com experiência internacional e profissionais com competência comprovada em cada área e objetivos, que vão direto ao assunto e o aprofundam, dando com isso,  a credibilidade necessária e suficiente, aos temas abordados, sendo verdadeiros formadores de opinião, de forma independente, competente, apartidária e laica;
VOCÊ SABIA?
A CULTURAonline é uma das poucas rádios WEB que têm programação 24 horas por dia.
Você pode ouvir a sua CULTURAonline onde quer que você esteja, em qualquer lugar do Planeta via Internet e com qualquer tipo de conexão, para o que disponibiliza três opções de acesso:
A CULTURAonline transmite em alta fidelidade com 32 kbps, o que possibilita o acesso a todos os internautas, dada a baixa velocidade de emissão que não prejudica a qualidade de recepção.
O rádio fala com, praticamente, toda a população Mundial e tem capacidade ilimitada de acessos.
PROGRAMAÇÃO DE SUCESSO
Uma programação feita com carinho e profissionalismo está presente, diariamente, nos lares, em estabelecimentos de ensino, em celulares e demais meios tecnológicos e em diversos lugares públicos com grande frequência popular.
JUNTE-SE A NÓS, O Brasil precisa de todos na busca por uma sociedade mais justa e de paz e, nós acreditamos que esses objetivos somente poderão ser alcançados, através de uma boa educação e de uma absoluta imparcialidade na comunicação e em uma boa formação de opinião.
Filipe de Sousa (culturaonlinebr@gmail.com)
Editor, Diretor e Presidente

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CONCURSO LITERÁRIO "Palavras na Primavera"

CONCURSO LITERÁRIO – Novos autores - CULTURAonline
REGULAMENTO
1. Tema: “PALAVRAS NA PRIMAVERA”
2. Objetivo:
Repensar a PRIMAVERA, incentivando o jovem a trabalhar a questão sob nova óptica, baseada no valor da vida, no respeito aos direitos e à dignidade da pessoa humana. O próprio apelo do tema se mostra vital para construir a compreensão e o respeito pelo espaço comunitário, que nada mais é do que nosso “Lar social”. Destarte, o aprendizado da participação comunitária, da solidariedade, a coordenação das idéias e a expressão dos sentimentos na linguagem poético-literária levarão os participantes a reconhecerem e partilhar os dons da vida.
3. Justificativa:
Não nos cabe mais manter uma postura contemplativa. A vida moderna nos impele a sairmos da reflexão. A busca da participação comunitária na resolução dos problemas sociais que nos afligem é um aprendizado diário que deve ser praticado e incentivado por todos nós, quer na qualidade de cidadãos, quer na de agentes públicos. A cidadania, entendida como o cumprimento dos deveres e o exercício dos direitos de cada um de da sociedade como um todo é um dos aspectos mais marcantes da Democracia. O Concurso de Poesia vem facilitar a prática da participação e fornecer um canal de comunicação ao cidadão, aprisionado pela violência na sua rotina de vida. A prevenção da violência se faz de modo prático e coerente com a necessidade cidadã de expor seus sentimentos usando as mais diversas formas de expressão. Ademais, nada como um tema de tal modo abrangente pelo apelo. l
4. Da Participação:
Podem participar do Concurso de Poesias, alunos regularmente matriculados em escolas de ensino Médio e Faculdades, cidadãos comuns, poetas e escritores.
5. Da Poesia e Entrega:
a. Cada concorrente poderá concorrer com apenas uma poesia, em uma lauda (no máximo trinta linhas) - referência básica;
b. A poesia será avaliada quanto à originalidade, criatividade, coesão e coerência temática;
c. Deverão ser enviadas as obras para o email culturaonline@hotmail.com, com cópia para culturaanamel@hotmail.com
1) Uma cópia da poesia digitada em Software Word ou mais recente, acompanhada de um mini-currículo, em fonte Times New Roman, Tamanho 12, com espaçamento duplo, no Formato de papel tamanho A-4 com identificação do autor/concorrente na parte inferior (nome, endereço, telefone e correio eletrônico).
6 – Da Avaliação:
A rádio “CULTURAonline”, a Diretora do Projeto Liane Rochek e o Editor Filipe de Sousa, serão os responsáveis pela ampla divulgação do tema, pela orientação e preparação dos autores, pela avaliação inicial, orientação e pela seleção dos três melhores trabalhos – Posteriormente encaminhados para a redação do jornal Gazeta Valeparaibana, que se encarregará de fazer a publicação.
7 – Do Julgamento:
O Coordenador da Comissão de Julgamento será o Jornalista UBIRAJARA DE OLIVEIRA, Diretor do Jornal da Gente.
Um júri composto por todos os profissionais da rádio, se encarregará então de decidir quais os classificados na seguinte ordem: 1º. 2º e 3º Lugar.
8 -Prazos e Cronograma:
- Dia 03 de Outubro de 2011   -  Lançamento do concurso.
- Dia 05 de Outubro de 2011   – Início da divulgação do Concurso nos programas da rádio.
- Dia 21 de Dezembro de 2011 (
Término da Estação Primavera) – Data limite para recebimento das obras.
- Mês Janeiro de 2012 – Julgamento.
- 01 de Fevereiro de 2012 – Divulgação dos vencedores através do jornal Gazeta Valeparaibana e entrega das premiações.
9. Da Premiação:
1º. Colocado Troféu Formiguinhas do Vale de Literatura.
2º. Colocado uma placa de prata
3º. Colocado uma placa de prata
Importante: Os três primeiros colocados ganharão um espaço por doze meses na página “Novos Autores” da Gazeta Valeparaibana, onde poderão postar mensalmente uma poesia, crônica ou texto de sua autoria, o qual deverá ser aprovado pelo Editor responsável.
10 - Prescrições Diversas:
A decisão do júri é soberana, não cabendo recurso em qualquer instância.
As poesias inscritas e ou selecionados poderão ser utilizadas pela Comissão julgadora e organizadora do concurso, objetivando a divulgação dos trabalhos comunitários executados, sem fins comerciais.
Os coordenadores do concurso representarão, para todos os fins, os atos referentes ao desenvolvimento do concurso, exposição dos trabalhos, seleção, classificação final e premiação.
Poderão ocorrer alterações no decorrer do concurso, desde que haja concordância da maioria dos representantes da comissão e não acarretem prejuízos aos participantes.

Programa Os Anjos e Você

Todas as sexta feira as 20hs as 22hs
             Os Anjos e Você
                  Apresentação -  Anna Mel




quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Programação do Estudio 2 S.J.Campos para este final de semana

SEXTA-FEIRA  (23) - O Mundo Português - Lusofonia "Raízes & Matrizes"
SÁBADO          (24) - EDUCAR - Uma janela para o mundo (discutindo a Educação)
DOMINGO        (25) - SER FELIZ - Noites de domingo

Espero vocês

Filipe de Sousa
Do Estúdio 4 de GUARULHOS (SP)
Não esqueçam também no DOMINGO (25)  18horas o programa "E Agora José?", com Ivan Guedes e Omar de Camargo. a dupla dinâmica e polêmica da EDUCAÇÃO.

Programa....Novos Autores....Noite de \Poesias


Poetas Novos no programa NOVOS AUTORES

Lindas poesias e musicas para você 
que nos acompanha na Culturaonline.

       Estou esperando por Você
                 Anna Mel

A Leste da Zona Leste

Não perca HOJE 18 horas 
ALESTE da Leste
- MP intima Petrobras
- Notícias da semana
- O Novo Código Florestal
- ULTIMAS notícias
Com: Filipe de Sousa

LOGO APÓS
Noite de poesias
Com: Anna Mel

Esperamos você e antecipadamente muito obrigado por nos ouvir.

CULTURAonline - Educação e Cidadania

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Leste da Zona Leste - QUINTAFEIRA - 21- 18 horas

Não percam:
- São José dos Campos torna-se a 2ª. cidade do Estado em exportação de produtos industrializados.
- Reclamar sobre o atendimento na Saúde é um direito e uma obrigação sua. Saiba como fazer.
- Inaugurado em São José dos Campos o "centro Lucy Montoro" de atendimento ao Deficiente Físico.
- URBAN prorroga prazo para inscrição CONCURSO PÚBLICO para Coordenador de Manutenção.
- Semana da Primavera.
E muito mais
Esperamos vocês. Colabore, interaja.
RÁDIO: http://culturaonlinebr.blogspot.com
MSN - culturaonline@hotmail.com
BLOG: http://alestenascomunidades.blogspot.com

terça-feira, 20 de setembro de 2011

PONTO FINAL - Hoje 18 horas

Fazemos parte de uma aldeia global. Mas acima de tudo devemos ser Brasileiros
Nossos horizontes de ambição não se esgotam em pessoas equilibradas, famílias saudáveis, empresas prósperas ou uma sociedade justa.
Sonhamos com um mundo novo. E, muito embora acreditemos que nada se compara à plenitude universal que um dia se manifestará na história, vivemos sob o imperativo de manifestar aqui e agora o máximo possível deste mundo em plenitude.
Mundo que se nos mostra por vezes tão contraditório mas que devemos questionar nas suas contradições e sobretudo nas ações de quem nos governa.

Esperamos vocês, para que juntos possamos unir nossas vozes e na retransmissão de pensamentos e de proposições possamos provocar a discussão e a cobrança a quem de direito, usando assim plenamente a nossa condição de cidadãos do mundo e do Brasil.

18 horas na CULTURAonline - PONTO FINAL com Filipe de Sousa

sábado, 17 de setembro de 2011

20h SER FELIZ - Noites de Domingo

20h - SER FELIZ – Noites de Domingo
Neste Domingo (18/09)vamos bater um papo pé d’ouvido sobre:
- Qualidade de Viva
- O que é viver bem?
- As prisões que criamos.
Lógico que tudo isso com uma boa musica para relaxar.
Espero vocês

Hoje 20 horas - Educar - Uma janela para o mundo

Além de diversos assuntos bastante esclarecedores sobre politicas sociais, educacionais e de relacionamento na docência, hoje, vou abordar no inicio do programa, o tema da avaliação de alunos de uma forma quase empírica. O que vos falarei não é universal nem pretende ser verdadeiro.  Como avaliar, o que avaliar e métodos.


Antes transmite uma visão pessoal, localizada no tempo e de acordo com a minha experiência pessoal. São reflexões sobre a necessidade e utilidade da avaliação no processo ensino-aprendizagem.


Porque avaliamos? Para que haja ação.
Não percam.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

E agora José?

Conhecendo os Símbolos Nacionais
Todas as comunidades possuem símbolos que as representam e não poderia ser diferente no Brasil. No dia 18 de setembro, comemoramos o Dia dos Símbolos Nacionais. Mas quais seriam exatamente esses símbolos?
A resposta é simples: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional, que são regulamentados pela
LEI No 5.700 de 1 de Setembro de 1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, e dá outras providências.
Bandeira Nacional:
Nossa bandeira foi criada em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da proclamação da República. Ela foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. O desenho foi feito por Décio Vilares e a inspiração veio da bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, com o círculo azul com a frase positivista "Ordem e Progresso" no lugar da coroa imperial.
Cada uma das quatro cores da Bandeira Nacional tem um significado: o verde simboliza nossas matas, o amarelo é o ouro (representando as riquezas nacionais) e o branco é a paz. O círculo azul representa o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.
A única alteração na Bandeira Nacional desde então foi em 1992, quando a Lei No 8.421
de 11 de Maio de 1992, fez com que todos todos os novos estados brasileiros, bem como o Distrito Federal, sejam representados pelas estrelas, bem como estados extintos sejam suprimidos de sua representação.
Armas Nacionais:
As Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil e foram criadas na mesma data que a Bandeira Nacional. O uso das armas é obrigatório nos edifícios-sede dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos governos federal, estaduais e municipais, além dos quartéis militares e policiais e em todos os papéis oficiais de nível federal (publicações, convites etc.).
As armas são formadas por um escudo redondo sobre uma estrela de cinco pontas e uma espada. Também há, no centro, o Cruzeiro do Sul. Há um ramo de café à esquerda e um de fumo à direita. A data que aparece nas armas, como você deve saber, é a proclamação da República.
Selo Nacional:
A finalidade do Selo Nacional é a autenticação dos documentos oficiais. Seu uso é obrigatório em qualquer ato do governo e em diplomas e certificados escolares.
Ele reproduz a esfera que existe na Bandeira Nacional. (L.L.)
Hino Nacional:
O Hino Nacional do Brasil tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). Foi oficializado pela Lei nº 5.700, de 1 de setembro de 1971, publicada no Diário Oficial (suplemento) em de 2 de setembro de 1971.


E muito mais... Agora, no próximo Domingo dia 18 ás 18h na CULTURAonline

PROGRAMA E AGORA JOSÉ

Nesse domingo dia 18 às 18 horas , notícias da educação.

Câmara dá aumento e meia-entrada para professor municipal de SP
Alunos bagunceiros
Símbolos Nacionais. Você sabe quais são?
Isso e muito mais.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Leste da Zona Leste

HOJE > 18:00 ás 20:00h
Programa ALESTE da Leste com Filipe de Sousa
-Festa do Jabá no Campos de São José
-Mais uma vez a Petrobras enfia o pé na Lama
-Noticias da Cidade
-O Padre esqueceu de rezar pelos mortos
-E muito mais! Não perca.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

MUDANÇA E ATITUDES....PROGRAMA PARA OS CAMINHONEIROS E CARRETEIROS

               QUARTA FEIRA
          DAS 20 HS AS 22 HS

TEMAS A SEREM ABORDADOS

Qualidade de vida
Projeto Viva bem Caminhoneiro
Momento alegre
Avisos importantes
Momento de reflexão
Uma história de vida
Previsão do tempo
Momento saudade
Eventos do trecho
Hora do descanso
Frase para a semana
Oração do final do dia
    Anna Mel

domingo, 11 de setembro de 2011

Responsabilidade Profissional no voluntariado

Senhores comunicadores e voluntários
Solicitamos a gentileza de atenderem ao determinado pelo Projeto, de postarem a Síntese (resumos) dos programas, no BLOG, com no minimo de 48 horas de antecedência, ao programa.
Atenciosamente
Filipe de Sousa

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Programa....Os Anjos e Você


Sexta Feira...das 20hs as 22hs

Temas a serem abordados

- Sabedoria dos Anjos
- Floral de Saint Gramain
-Oração para o Anjo
-Texto para reflexão
- Historia de Vida
-Osho...Palavras de Sabedoria
- Poesia
-Frase para a Semana

          Anna Mel

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pedido de Desculpas

Queridos amigos Caminhoneiros e Carreteiros
  e todos os ouvintes do 
Programa Mudança e Atitudes
Por motivos técnicos em meu computador não estou podendo cumprir os horários dos meus programas.
Peço desculpas, mas já estou tentando colocar a casa em ordem.
Esta poesia que aqui posto, fiz para o programa e hoje 07/09/2011, mas como não consegui colocar no ar, posto aqui para todos poderem ler.

Semana da Pátria
Brasil
Brasil mostra tua cara
Não tenha vergonha dos filhos teus
És a mãe gentil, ó pátria amada
Que recebe de braços abertos
Muitos de longa jornada
A procura de um solo firme
Para ser respeitado
Como cidadão

Recebes o branco o negro
O Chinês o alemão
Muitos filhos do Japão
Que passam a ser brasileiros
Vivendo neste rincão

Trabalhadores varonis
Nem sempre muito gentis
Mas de vontade ferrenha
De crescer e ser gente
Como não foi em seu país

Tem alimento para todos
Água pura e saudável
Só não é venerável
Aqueles que te governam

Se pudéssemos ver
Antes da eleição
O que tem de verdade
O candidato em sua imaginação
Não ficaríamos depois
Da escolha errada
Com dor no coração

Gostam muito de propinas
De fraudar o povo
Mas eles são minoria
Nesta terra de alforria

Pátria minha
Meu Brasil
De solo varonil
Tu és o exemplo do aconchego
Da raça brasileira
Muita mistura com a estrangeira
Mas de sangue forte
Se precisar algum dia
Creia
Os brasileiros lutarão
Até a morte
Para defender o solo
Desta pátria amada
E gentil
Que tem o nome de fogo
Minha pátria Brasil.

Anna Mel 07/09/2011

Obrigada pela compreensão e um abraço a todos





Férias

Amigos, ninguém é de ferro.
Assim, necessitei tirar uns dias de férias. Por isso os programas "Ponto Final", "Aleste da Leste", "Lusofonia-Raizes & Matrizes" e "Educar" retornarão somente a partir do dia 12 de Setembro de 2011.
O restante da programação bem como o programa "Ser Feliz - Noites de Domingo", não sofrerão alteração.
ATENÇÃO: Em virtude do elevado numero de acessos, muito embora já tivessemos passado o acesso á rádio, para ilimitado; o site da Gazeta Valeparaibana, tem tido problemas de congestionamento. Assim, para internet lenta, aconselhamos o acessos pelo site do projeto "www.formiguinhasdovale.org" ou então pelo Blog "culturaonlinebr.blogspot.com"
Atenciosamente
Filipe de Sousa
Presidente
Diretoria Executiva

Reunião da Executiva de Guarulhos

Olá,
Convocamos todos voluntários da cidade de Guarulhos, para a reunião da executiva da rádio, ás 16:00h com segunda chamada ás 16:30h, a ser realizada nesta cidade na casa do Prof. Ivan C. Guedes.
PAUTA DA REUNIÃO:
1 - Analise de conteúdos
2 - Qualidade de emissão
3 - Aumento da capacidade de acessos e a necessidade de divulgação e das postagens no BLOG da rádio bem como a divulgação do site do Projeto Formiguinhas do Vale para ouvintes com internet mais lenta.

Atenciosamente
Filipe de Sousa

sábado, 3 de setembro de 2011

PROGRAMA E AGORA JOSÉ - Pobres crianças

POBRES CRIANÇAS
Pobres crianças de hoje em dia.
Não correm descalços por uma rua de terra
Não sabem o que é verdadeiramente brincar
Ficam presos num game como eles mesmos dizem
E acham que isso é o maior barato.
Para nós, mais velhos, o maior barato era ler um bom livro e participar das aventuras do personagem.
Ou se colocar no lugar deles, salvando uma princesa, ou o mundo,lutar com uma espada e vencer os inimigos.
Pular para cima do cavalo e sair galopando.
Ver um filme no cinema, que não mais existe, pois a telona virou telinha de PC ou no máximo uma tela de cinema de shopping, sem glamour, sem lanterninha pra flagrar nossos encontros amorosos.
Hoje em dia é bonito só ficar, contar quantos beijos conseguiucomo se afeto fosse mercadoria, e pior ,sem valor.
Antigamente soltávamos pipas, que chegou a se chamar quadrado,fazíamos competições.
Hoje eles também soltam pipas, mas com o intuito de roubar,ou destruir a pipa de outras crianças
É a maldade tomando conta de almas infantis, talvez inocentes.
Jogávamos bolinha de gude, mas como jogar se as ruas estão asfaltadas
As meninas brincavam de bonecas e sonhavam com príncipe encantado.
Hoje elas brincam com os próprios filhos e não se iludem mais, não sonham com um príncipe há muito desencantado.
Pobres crianças de hoje em dia.
Sinto pena de vocês.
Sinto pena de nós, mais velhos, pois desencantamos o mundo encantado
que nossos avós tanto se esforçaram em criar.
Pobres crianças de hoje em dia.
Como seria se tivéssemos refreado a ganância, o orgulho, a vaidade, o desamor.
Não sei como seria, mas acho que seria bem melhor.
Pobres crianças de hoje em dia.
Pobres pais das crianças de hoje me dia.

 Omar de Camargo

Hoje no programa EDUCAR - Uma janela para o mundo - 18:00h

Carta aberta á nação Brasileira

Sabe Presidente Dilma, somos quase da mesma idade, mas vivemos em mundos bem diferentes. Sou classe média, bem média, jornalista, empreendedor social e educador, deprimido por vezes e indignado com as canalhices que estão acontecendo.

Não conheço bem a sua história pessoal e certamente Vossa Excelência não sabe nada da minha também.

Trabalho com pouco dinheiro e comunidades pobres, o povo.. Sempre fui doutrinado a fazer o máximo com o mínimo.

Muitas noites sem dormir, e lhe garanto que não foram em salinhas refrigeradas costurando coligações e acordos para o povo que V. Excelência nem conhece o cheiro ou choro em momento de dor..

A melhor decisão da minha vida, da qual hoje mais do que nunca não me arrependo, foi decidir trabalhar pelo social. Não se pode querer ser Dom Quixote, herói ou justiceiro, mas, pode-se transferir conhecimento e, sobretudo alento a quem nos solicita.

Mas, dói assistir a morte por falta de recursos. Dói, como pai de muitos filhos que geneticamente não são todos meus, ver outros filhos de outras mães não serem salvos por falta de condições mínimas na saúde prestada a seus cidadãos neste Brasil.

Fingir ver médico que não honra seu juramento, fingir que é médico estando cara-a-cara com o paciente como representante de um sistema de saúde ridículo, e me acostumar com uma pseudo-medicina é doloroso, aviltante e uma enorme frustração como cidadão.

Aprendi em muitas noites insones tudo o que sei fazer e gosto muito do que eu faço e o faço porque gosto. Sou voluntário e educador sem salário, por opção e com convicção. Não me arrependo.
Prometo todo o dia a eu mesmo fazer o melhor de mim.

É um deboche para um País como o Brasil, assistir políticos com a cara mais lavada que este é o momento de deixar de lenga-lenga para salvar vidas.
Que vidas?
Nas UPAS, nas UBS, no SUS?

Para dizer que educa bem.
Nas Escolas Públicas? Talvez em algumas dos grandes centros mas, no resto do Brasil, que desgraça...

Tudo de fachada para engabelar o povão!!!! Por amor ao povo a senhora trabalharia pelo que a senhor paga ao médico, ao professor?

Os médicos não criaram os mosquitos e os Professores não criaram o Plano de Diretrizes Básicas da Educação nem o plano de carreira.

Os hospitais assim como as Escolas, não estão com problemas somente agora.

Não faltam especialistas nem professores dedicados e competentes. O que falta é quem queira se sujeitar a triste realidade de ser médico do SUS e do professor público para tentar resolver emergencialmente a omissão de anos.

A mídia planta terrorismo no coração das mães que desesperadas correm a qualquer sintoma inespecífico para as urgências... Não há pediatra neste momento que não esteja sobrecarregada.
A mídia planta o terrorismo docente e das Escolas, a qualquer desentendimento ou ocorrência, banal desde os tempos que me conheço por gente, no convívio entre educandos e professores. Estes últimos então,  estão impedidos de exercer sua autoridade por um Estatuto da Criança e do Adolescente, produzido para remendar erros e descaso de décadas, com a educação e com o povo.

Faça a mudança.
Execute Presidente Dilma.
Busque competências e exija competência na administração dos Estados e nos Municípios, dando exemplos como a boa administração nos seus Ministérios.
 Já está provado que troca – troca, toma lá dá cá e conchavos políticos em Secretarias e Ministérios, não resolvem o problema Brasil.

Quem sabe a senhora poderia trabalhar como voluntária também ao serviço da nação, bem como nos Vereadores, Deputados e Senadores.

Chame a sua família.

Venha sentir o stress de uma mãe, não daquelas de pracinha com babá, que a senhora bem conhece, mas daquelas que nem podem trabalhar para cuidar de um filho doente ou então sem creche, para deixá-lo em segurança.

Venha preparada porque as pessoas estão armadas de raiva e de desespero, com pouca tolerância, em pânico.

Quem sabe entra no seu nariz o cheiro do pobre, do povo e a senhora tente virar o jogo.

A responsabilidade é sua, Presidenta.

Afinal, quem é, ou são os incompetentes, Presidenta?

De certo não serão os médicos e nem os professores.

Filipe de Sousa